6 de abril de 2010

Amarrações!

O tempo já está começando a mudar... meia estação... é hora de ativar um acessório que eu adoro! Paninhos dão um charme especial na produção!
No blog da Denise Gebrim peguei explicações bacanas para diferenciar lenço, echarpe, estola, xale, pashmina e cachecol.

Lenço: os “foulards” ou “carrés de soie”, lenços ou quadrados de seda em francês, são representantes do estilo clássico e geralmente seguem a metragem de 90cm x 90cm para os grandes e 40cm x 40cm para os pequenos.


Echarpe: é uma faixa de tecido retangular, cumprido e leve (de seda, crepe, voile, cetim, etc.), usada para envolver o pescoço e/ou o colo.


Estola: faixa larga feita de pele de animais, peles sintéticas ou de tecidos pesados como veludo, geralmente é usada em eventos mais sofisticados.


Xale: espécie de manta que envolve o corpo, principalmente os ombros. Geralmente é usado dobrado ao meio ou diagonal, formando um triângulo, mas pode ter diferentes formatos (retangular, quadrado, triangular), tamanhos e acabamentos (como franjas, bordados e aplicações).


Pashmina: é o nome do fio de lã super delicado usado na fabricação da peça, no estilo cachmere fina. Geralmente é estilo uma manta mais estilosa, chique e quentinha.


Cachecol: é uma faixa de tecido que serve para agasalhar o pescoço. É uma forma de echarpe, mas mais quente. Normalmente, feita de lã, tricot ou crochê, e pode ser longa ou estreita. A palavra vem de “cacher”, de esconder e “col”, de pescoço.


A regra fundamental para utilizar qualquer um destes acessórios é lembrar que se a roupa for estampada, o ideal é escolher um lenço liso. Se a roupa for lisa, pode-se colocar um lenço estampado. Essa artimanha quebra o aspecto “sólido” do visual, sem exageros! Lembre-se que combinar roupas e acessórios na atualidade é mais flexível, mas não é por isso que tem de usar tudo. Siga o bom senso! Sempre!

Outros sites com dicas de amarrações e modelos bacanas para inspirar: Portais da Moda e Acid Lips.

Um comentário: