3 de fevereiro de 2010

Cupcakes!

Cupcake é um bolo pequeno que serve 1 pessoa e vem numa forminha de papel. A diferença entre ele e o muffin está na cobertura e nos charmosos enfeites! O bolinho pode ser de baunilha, chocolate ou qualquer outro sabor. E são confeitados de mil e uma maneiras.
O nome "cupcake" vem da fôrma em que o bolo é assado, pois tem o tamanho e o formato de uma xícara (em inglês: cup). Os gringos adoram usá-los em aniversários, casamentos ou qualquer comemoraçãozinha. No Brasil a moda pegou há um tempinho e está cada vez mais forte.



Receita de Cupcake de Chocolate (rende 24 cupcakes ou um bolo grande) - by The cookie shop

Ingredientes:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento químico
- 1 pitada de sal
- 2 xícaras de açúcar
- 3/4 xícara de cacau em pó
- 3 ovos grandes
- 1 xícara de óleo de canola ou girassol
- 1 xícara de água quente

Modo de fazer:
Ligue o forno a 180 graus. Unte uma forma especial para cupcakes (existem de várias cores, modelos e tamanhos) com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo ou chocolate em pó espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a forma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue este excesso fora. Se preferir pode usar forminhas de papel especiais para cupcake (elas tem o fundo maior) dentro da forma de metal ou silicone. Facilita para desenformar e lavar. Mas se você não tem assadeira para assar muffins e cupcakes, pode levar ao forno apenas no papel. Use três ou quatro forminhas de papel para cada bolinho, assim não corre o risco de abrir e ficar deformado.Na tigela da batedeira, peneire juntos a farinha, o fermento, o sal, o açúcar e o cacau. Misture bem. Junte os ovos e o óleo, e comece a bater em velocidade baixa. Quando estiver meio misturado, junte a água quente e bata em velocidade média até estar homogêneo. Fica uma massa bem líquida. Depois, encha as forminhas até um pouquinho mais da metade e leve para assar por mais ou menos 15 minutos. Espete um palito – se sair seco está no ponto.
É importante tirar os bolinhos da forma ainda quentes e colocar sobre uma grade, senão pode formar uma umidade esquisita embaixo.

Cobertura Buttercream de Chocolate (1/2 receita é o suficiente)

Ingredientes:
- 1 e 1/2 xícara de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
- 2 colheres de sopa de leite
- 250 g chocolate meio amargo picado, derretido e morninho
- gotinhas de baunilha
- 2 1/4 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado

Modo de fazer: 
Na batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o leite e a baunilha e bata até ficar homogêneo. Junte o chocolate e bata bem. Aos poucos, vá adicionando o açúcar e bata até obter a consistência desejada. Use um mini saco de confeiteiro e passe nos bolinhos já frios.

Obs.: Para derreter o chocolate, coloque numa vasilha resistente ao microondas e aqueça em intervalos de 20 segundos, sempre mexendo. Deixe esfriar antes de usar para não derreter a manteiga.

Depois é só enfeitar do jeito que preferir! Seja criativo!

Um comentário: